Exames e Procedimentos
Comparecer 30 minutos antes do horário do exame e com acompanhante (adulto). Não pode dirigir veículos após o exame.
Iniciar o preparo na VÉSPERA DO EXAME (dia anterior ao exame)
DIETA
CAFÉ DA MANHÃ: sucos naturais (coados) ou artificiais, café, chá, torradas, biscoitos (tipo água e sal ou polvilho).
ALMOÇO E JANTA: sopa batida no liquidificador, podendo conter legumes sem casca e sem semente ou um bife de peito de frango ou peixe, com macarrão tipo miojo ou alho-e-óleo, batata bem cozida e amassada.
LANCHE DA TARDE: sucos, chás, biscoitos, torradas e gelatina.
NÃO INGERIR VERDURAS (FOLHAS), FRUTAS, CARNE VERMELHA, LEITE E DERIVADOS.
Nos intervalos entre as refeições: SUCOS NATURAIS COADOS OU ARTIFICIAIS, CHÁS, GUARANÁ, ÁGUA, GATORADE, ÁGUA DE COCO (INGERIR PELO MENOS 3 LITROS DE LÍQUIDOS/DIA).
“Ingerir muito líquido, mesmo se não tiver vontade.”
1) Bisacodil – 02 comprimidos. Tomar 2 comprimidos as 17 horas (ou no máximo até as 19 horas) e em seguida beber muito líquido.
NO DIA DO EXAME
Exame as 9h da manhã:
2) Plasil 10mg – tomar 01 comprimido às 5h ou Vonau Flash Sublingual de 8mg às 5h.
3) Duphalac – 01 frasco de 200ml. Misturar com 800 ml de limonada coada, sem açúcar. Acrescentar a mistura um frasco de 15ml de Simeticona (75mg/ml). Tomar lentamente a partir de 5 horas (aproximadamente 1 copo a cada 15 minutos). Total de 05 copos de 200ml: 5:00, 5:15, 5:30, 5:45 e 6:00 horas.
DIETA:
LÍQUIDOS CLAROS e transparentes (Chá, água, Gatorade, sucos sem fibra, água de côco) ATÉ AS 6 horas.
Exame as 9:30h da manhã:
2) Plasil 10mg – tomar 01 comprimido às 5h ou Vonau Flash Sublingual de 8mg às 5h.
3) Duphalac – 01 frasco de 200ml. Misturar com 800 ml de limonada coada, sem açúcar. Acrescentar a mistura um frasco de 15ml de Simeticona (75mg/ml). Tomar lentamente a partir de 5 horas (aproximadamente 1 copo a cada 15 minutos). Total de 05 copos de 200ml: 5:00, 5:15, 5:30, 5:45 e 6:00 horas.
DIETA:
LÍQUIDOS CLAROS e transparentes (Chá, água, Gatorade, sucos sem fibra, água de côco) ATÉ AS 6:30 horas.
Jejum: absoluto (inclusive água) 3 horas antes do horário do exame.
A colonoscopia é um exame que consiste na visualização do interior do intestino grosso e da parte final do intestino delgado, em imagens coloridas que podem ser gravadas. Feito através de um endoscópio inserido pelo ânus, ajuda a verificar a existência de lesões nas paredes intestinais.
Perguntas Frequentes
A colonoscopia é geralmente indicada nas seguintes circunstâncias:
Presença de sangue oculto positivo nas fezes
BAIXO RISCO – Idade igual ou superior aos 50 anos. Colonoscopia aos 50 anos.
Se normal repetir em 5 a 10 anos.
MÉDIO RISCO – Mulheres com câncer de mama, ovário ou útero.
Parentes de 1º grau de pacientes com pólipo (adenoma) ou câncer
de intestino diagnosticado com mais de 60 anos.
Colonoscopia aos 40 anos. Se normal repetir em 5 a 10 anos.
ALTO RISCO
ABSOLUTAS
1. Não consentimento do paciente
2. Suspeita de perfuração intestinal
3. Peritonites
4. Megacolon tóxico
RELATIVAS
1. Doenças cardiorrespiratórias
2. Coagulopatias ou uso de anticoagulantes
3. Doença inflamatória orificial Gravidez
4. Aneurisma abdominal grande
5. Esplenomegalia
6. Diverticulite aguda
Todos os pacientes deverão realizar o hemograma completo e o coagulograma (avalia o risco de sangramento) antes do exame. Outros exames dependerão das doenças existentes e da indicação do exame. Poderá ser necessária a realização do risco clínico.
Durante o procedimento endoscópico, o cólon precisa estar completamente limpo, isto é, sem fezes e resíduos alimentares. Partículas de fezes ou de alimentos interferem na visualização adequada e na segurança do exame. Você receberá, junto com o preparo, o termo de consentimento para a realização da colonoscopia com todas as orientações em relação à realização do exame diagnóstico e dos procedimentos terapêuticos que poderão acontecer durante o procedimento.
A colonoscopia é realizada em regime ambulatorial, isto é, não há necessidade de internação. Raramente, pode haver necessidade da internação. Você fará todo o preparo em casa e chegará com antecedência de 15 a 30 minutos. Respeitará o jejum para líquidos de 2 horas. Mais detalhes no preparo para a colonoscopia.
Você realizará um exame seguro e confiável, para tanto, serão administradas medicações analgésicas através da veia antes do início do exame. O objetivo é diminuir a ansiedade e o desconforto, facilitando a realização do exame, sendo importante que o paciente mantenha a resposta ao comando verbal para auxiliar a realização do exame. Utiliza-se a associação de medicamentos com tempo de ação curto e maior efeito amnésico. A oxigenoterapia é rotineiramente utilizada para diminuir o risco de hipoxemia.
Não é recomendável. Os medicamentos utilizados durante a colonoscopia provocam uma diminuição de seus reflexos de atenção por algumas horas. Assim, você não deverá sair sozinho e, principalmente, não deverá dirigir qualquer tipo de veículo. Caso não tenha acompanhante, você ficará um tempo maior na recuperação e obrigatoriamente irá para casa de táxi.
Você realizará a colonoscopia apenas para diagnóstico. Neste caso a incidência de complicações é muito baixa, variando, de acordo com a literatura, de 0,05% a 0,3%.
A mais frequente é a perfuração do intestino. A retirada dos pólipos com mais de 10 mm (cirurgia) durante a colonoscopia aumenta a risco de complicações para até 3%, sendo a mais frequente a hemorragia mesmo após a cauterização e pode acontecer até 15 dias após o ato cirúrgico.
Manifestada pela saída de sangue vivo ou coagulado pelo ânus misturado ou não às fezes. A hemorragia que ocorre imediatamente após o ato cirúrgico pode ser controlada durante a cirurgia, mas, mesmo assim, pode sangrar novamente.
Arapiara – Clínicas Especializadas – não funciona como pronto atendimento e não atende urgências e emergências, portanto as complicações hemorrágicas ou perfurativas tardias que ocorrem horas ou dias após a cirurgia terão que ser atendidas inicialmente nos prontos atendimentos conveniados ou públicos próximos a sua residência.
Biópsia: coleta de material para análise pelo médico patologista.
Orientações após a colonoscopia
Você poderá sentir após o exame
Siga todas as outras orientações que, porventura, sejam entregues após alguns exames terapêuticos.
Felizmente, são raras e variam de 0,05 a 0,5 % na diagnóstica e de 1 a 3 % na terapêutica. São mais frequentes nos pacientes com cirurgia pélvica prévia, doença diverticular, doenças inflamatórias severas e quando terapêuticas.
As mais frequentes: hemorragia, normalmente relacionadas à polipectomia e à perfuração, essa de maior gravidade e pode ser de tratamento pela própria colonoscopia ou processo cirúrgico. Outras complicações: distensão abdominal, bacteremia, torção de sigmoide, rupturas de aneurisma abdominais, trauma esplênico e outras. Em decorrência do preparo do intestino, podem ocorrer desidratação com hipovolemia, e, ainda as decorrentes da analgesia como os distúrbios cardiorrespiratórios.